top of page

Conheça a oxigenoterapia, serviço essencial na vida de quem tem doença pulmonar crônica


A personagem principal do filme "A culpa é das estrelas" utilizava equipamento de oxigênio portátil, que promete melhorar qualidade de vida de pacientes crônicos

Foto: Fox Filmes / Divulgação

Alterações no coração, dores de cabeça, cansaço, falta de ar e esforço físico limitado. Esses são alguns dos efeitos colaterais dos cerca de 3 mil pacientes diagnosticados em Santa Catarina com a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que inclui enfisema pulmonar, bronquite crônica e asma grave. Esse grupo de pessoas compõe o perfil principal de usuários de oxigenoterapia e ventilação domiciliar — que consiste na administração de oxigênio suplementar para aumentar ou manter a saturação de oxigênio acima de 90% por meio de concentradores de oxigênio ou oxigênio líquido portáteis.

 

Para o médico pneumologista e intensivista do Hospital Nereu Ramos Israel Silva Maia, o grande desafio para aprimorar o serviço de oxigenoterapia e ventilação domiciliar é capacitar as equipes dos postos de saúde dos municípios, onde está a porta de entrada para o atendimento.

"— O médico precisa ter consciência, no sentido de fazer um diagnóstico adequado e, além disso, uma indicação adequada ao tratamento porque a gente recebe muita solicitação de pacientes que na verdade não têm indicação. Então precisamos capacitar o médico para conhecer a doença e saber do que precisa para poder fazer solicitação. A capacitação de equipes de saúde de família que atuam diretamente com pacientes também é fundamental — explica o especialista, que acrescenta que o diagnóstico da necessidade do tratamento consiste em um exame de sangue que apresente oxigenação abaixa com pressão parcial de oxigênio no sangue abaixo de 60. "

A oxigenoterapia O oxigênio é uma necessidade básica para todos os seres humanos. O ar que respiramos contém 21% de oxigênio. Essa quantidade é suficiente para pessoas com pulmões saudáveis e para muitas com doença pulmonar. Entretanto, algumas pessoas com doença pulmonar são incapazes de obter oxigênio suficiente por meio de uma respiração normal e precisam de oxigênio extra para manter as funções vitais normais.

As doenças pulmonares Adultos e crianças com doenças pulmonares como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose pulmonar (FP), ou displasia broncopulmonar (DBP) podem precisar dessa terapia. O oxigênio extra protege seus corpos dos efeitos dos baixos níveis de oxigênio, ajudando-os a ter uma função melhor e permitindo que se mantenham mais ativos.

 

Nós da Home&Hosp oferecemos treinamento para médicos e fisioterapeutas aprenderem mais sobre a área de oxigenação home&care, basta entrar em contato conosco!

Fonte: Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Telefone.png

Fale Conosco:

(31) 3087-1336 ou (31) 3224-3271 
Atendimento 24 Horas:

(31) 99337-0141

E-mail.png

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Localização.png
Localização.png
Localização.png

Av. Pasteur, 94 - Santa Efigênia

Belo Horizonte - MG

Tel: (31) 3087-1336 ou (31) 3224-3271

R. Comendador José García, 1009

Nova Pouso Alegre - Pouso Alegre - MG

Tel: (35) 99234-0001 ou (35) 99234-0016

R. Carlos Martins, 1300, Sala 205 - Jardim Camburi Vitória - ES    

Tel: (27) 3026-5844

  • Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page