APNEIA E RONCO: DESCUBRA A RELAÇÃO

November 11, 2017

Embora tenham suas diferenças, a apneia do sono e o ronco possuem uma forte relação. As duas doenças podem ser consideradas respiratórias e atingem, principalmente, pessoas com mais de 50 anos. Calcula-se que 30% dos roncadores sofram também com a apneia.

O ronco é três vezes mais comum em obesos e atinge uma em cada oito pessoas no país. Ele é causado por uma obstrução parcial das vias aéreas superiores, e é devido à dificuldade do ar em passar pelas cavidades respiratórias que acontece aquele som incômodo e característico do ronco.

Já a apneia, que também é um distúrbio do sono assim como o ronco, é causada pela interrupção da respiração devido ao fechamento da passagem do ar no nível da garganta. Esse fechamento pode durar vários segundos e até mesmo minutos, e a pessoa só volta a respirar quando um reflexo do organismo consegue reabrir a passagem do ar. Isso pode se repetir por até 300 vezes em uma noite!

 

TRATAMENTO 

Ao contrário do que muitos imaginam, é possível tratar tanto a apneia, quanto o ronco! E, atualmente, o método mais eficaz é o uso do CPAP. O tratamento é feito com um aparelho que envia uma quantidade de fluxo de ar através de uma máscara. Esse fluxo de ar faz com que as vias aéreas fiquem abertas durante o sono, quando poderiam ficar fechadas. Graças ao avanço da tecnologia, as máscaras são anatomicamente projetadas para não incomodar durante o uso.

Para o tratamento da apneia obstrutiva do sono há vários aparelhos recomendados. Cada caso deverá ser avaliado pelo médico, que indicará o modelo ideal de acordo com a pressão de tratamento. Mas, de forma geral, os aparelhos CPAP automáticos são os mais completos e que oferecem mais conforto e recursos para a terapia.

 

Fonte: cpaps.com

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Apneia do sono: o que é, como tratar e como prevenir

September 8, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

February 22, 2018

January 12, 2018

November 24, 2017

Please reload

Arquivo