CPAP Nasal e Facial – 9 Coisas que deve saber

November 20, 2017

CPAP “Continuous Positive Airway Pressure” é o tratamento não cirúrgico mais comum e eficaz para combater a apneia do sono (um dos vários transtornos do sono).

O CPAP é um aparelho que cria uma pressão de ar constante, forçando a circulação e passagem de ar através das vias respiratórias, impedindo o seu bloqueio e que a apneia do sono se desenvolva. O aparelho não respira automaticamente por você, ele é usado apenas como auxílio da respiração.

 

 

1 # Tipos de CPAP

A finalidade do CPAP é sempre a mesma – Criar um fluxo de ar para impedir que as vias respiratórias fiquem bloqueadas. O ar sai do CPAP por um tubo que é ligado ao paciente através de 2 formas:

CPAP Facial: Uma máscara facial que cobre o nariz e a boca.

CPAP Nasal: Uma máscara nasal que cobre apenas o nariz.

O fluxo de ar pode ser constante no caso do CPAP com pressão fixa ou pode ser variável no caso do Auto-CPAP.

CPAP de pressão fixa: Esses aparelhos CPAP têm um fluxo de ar constante com uma pressão pré-programada, e mantêm essa programação durante toda a noite.

Auto-CPAP: OS dispositivos automáticos (APAP) ajustam o fluxo de ar entre a respiração, de acordo com as necessidades específicas do paciente. Esses são aparelhos de tratamento inteligente. A pressão é reduzida quando o paciente apresenta sinais de estabilidade e aumenta quando o paciente apresenta sinais de problemas respiratórios como ronco, limitações de fluxo, apneias e hipopneias.

 

2 # Preço do CPAP

Hoje em dia existem muitas marcas desses aparelhos e o preço pode variar entre os 800 e 4.000 reais. Pode também considerar comprar usado por metade do preço ou alugar.

Porque o preço varia tanto? O preço entre os CPAP varia muito porque uns trazem mais funções do que outros. Por exemplo a inclusão do humidificador para ajudar a evitar que a garganta fique seca, Tecnologia Easy Breath e alívio expiratório, comunicação wireless, uns fazem menos ruido, uns têm pressão automática em vez de fixa, entre outras coisas.

 

3 # Tamanho e estilo das Máscaras

Existem diversos estilos e tamanhos das máscaras porque ninguém tem nariz e rosto igual. Na hora de comprar o CPAP fale com o seu médico e com o produtor do aparelho e certifique-se que a máscara se adapta às suas necessidades. As máscaras faciais completas que cobrem o nariz e a boca podem não agradar a algumas pessoas e podem produzir uma sensação de claustrofobia.

É importante que a máscara seja confortável e se ajuste totalmente à sua cara para não haver fuga de ar.

 

4 # Adaptação ao CPAP

Algumas pessoas não se adaptam muito bem ao CPAP. Isso pode acontecer porque simplesmente não gostam de ter uma máscara na sua cara ou porque não se adaptam ao fluxo de ar constante que lhes provoca confusão quando respiram.

Quando isso acontece a melhor solução será experimentar o dispositivo sem a pressão de ar durante alguns momentos do dia, usando apenas a máscara. Aos poucos vai se sentindo mais confortável e pode começar a ligar a pressão de ar do aparelho por alguns momentos até se habituar. Assim que você esteja acostumado à sensação de usar o CPAP comece a usar o aparelho sempre que for dormir.

Alguns aparelhos têm uma opção chamada “Rampa” que vai aumentando a pressão gradualmente para haver uma melhor adaptação. Se a pressão constante de ar continuar a ser um problema, outro tipo de dispositivos podem ser considerados. O B-PAP oferece pressão de ar variável, ou seja, fornece mais pressão quando você inala e menos pressão quando você expira o que torna o seu uso mais natural e a adaptação mais fácil.

 

5 # Nariz seco e entupido

Muitas pessoas se queixam que ficam com o nariz entupido e seco quando usam o CPAP. Esse problema pode ser solucionado através de um umidificador que é acoplado ao CPAP. O nível de umidificação é ajustável. Os umidificadores podem ser comprados em conjunto.

Uma boa higiene nasal também pode aliviar os sintomas, como por exemplo o uso de uma solução salina ou “água do mar” antes de dormir ou então o seu médico pode receitar um corticosteroíde nasal nos casos em que o umidificador não ajuda.

 

6 # Ruídos

A maioria dos novos aparelhos CPAP são quase completamente silenciosos. Por vezes as máscaras podem apresentar uma fuga de ar e fazer um ruído que incomoda algumas pessoas, por isso é importante certificar que a máscara está bem adaptada. O filtro do aparelho também deve ser verificado. A sujidade ou algum objeto que esteja a bloquear o filtro pode acentuar o ruído do dispositivo.

Se o barulho continua perturbando fale com seu médico ou com a empresa que lhe vendeu o CPAP.

 

7 # Vantagens

Os pesquisadores afirmam que o CPAP diminui bastante a sonolência diurna, especialmente em pessoas com apneia do sono moderada a grave.

Estudos mostram que o CPAP pode ajudar pessoas que têm apneia do sono moderada a grave a reduzir a pressão arterial tanto durante o dia como de noite.

Pessoas com doenças arteriais coronarianas que usam o CPAP para tratar a apneia do sono correm menos risco de ter problemas de coração.

É o melhor tratamento não-cirúrgico para a apneia obstrutiva do sono.

 

8 # Onde Comprar

Pode comprar o CPAP em muitas lojas de material médico e hospitalar. O seu médico pode referenciar uma ou então você pode ver diversas lojas online que vendem esse tipo de equipamento. Na maior parte das vezes eles enviam um técnico especialista em distúrbios respiratórios para configurar o aparelho de acordo com suas necessidades e orientá-lo sobre o uso do equipamento. Na Home&Hosp você encontra uma grande variedade de CPAPS, além de várias peças de reposição e de auxílio no uso.

 

9 # Uso geral: Resumindo

No início pode ser difícil adormecer com a pressão de ar do aparelho ligada. Você pode remover acidentalmente a máscara durante o sono porque não está habituado a dormir com um objeto ligado à sua cara. Pode também acordar com vontade de tirar a máscara porque seu nariz está congestionado. No entanto, tudo isso faz parte do processo de adaptação.

O umidificador pode ajudar muito em caso de nariz congestionado;

experimente várias máscaras até encontrar a mais confortável;

a máscara facial completa pode ajudar as pessoas que ficam com a boca seca;

o auto-CPAP pode ser mais caro mas pode ser a melhor solução para quem tem dificuldade em se adaptar à pressão de ar fixa.

A paciência e o tempo são dois fatores muito importantes.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Apneia do sono: o que é, como tratar e como prevenir

September 8, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

February 22, 2018

January 12, 2018

November 24, 2017

Please reload

Arquivo